Início > Sobre

Quem Somos

O NAS – Núcleo de Ação Social é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atua desenvolvendo ações intergeracionais em benefício das famílias, jovens e crianças, moradoras dos bairros Real Parque, Parque Ceasa, Jardim São Gonçalo, Recanto dos Pássaros I e II e Novo Real Parque, todos do Distrito de Barão Geraldo, em Campinas/SP.

Fundado por Teresinha Perpétua Ribeiro, que ao longo dos seus longos anos de trabalho humanitário, percebeu que havia uma grande carência na região do Real Parque e decidiu desenvolver um projeto para melhorar a qualidade de vida dos moradores locais, atendendo não somente crianças e adolescentes, mas como todo o núcleo familiar. Sua fundação ocorreu em 1996 e desde então O NAS – Núcleo de Ação Social passou por muitas mudanças, porém o apoio popular, o trabalho árduo do seu corpo mantenedor e o espírito de inclusão social levantado por Teresinha, permanecem até os dias atuais.

Tem como missão “Fomentar a sustentabilidade social e o desenvolvimento humano, favorecendo o processo emancipatório da família”

Seu principal objetivo é impulsionar o desenvolvimento da autoestima e emancipação das famílias que vivem nessa região, bem como incentivar a formação de valores e virtudes.

Através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que inclui os programas de atendimento a crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e do Centro e Convivência Inclusivo e Intergeracional, atendemos diretamente em média 180 indivíduos entre 6 e 70 anos e suas famílias. Esse atendimento é realizado por equipe de 4 técnicos, 3 educadoras sociais e 3 oficineiros , todos com expertise na área social, além da equipe administrativa e de apoio operacional.

Neste ano, o NAS completa 24 anos de atuação legítima na comunidade, contribuindo com disseminação de valores e crença na capacidade de progresso e sucesso das pessoas. A maior importância do nosso trabalho está no engajamento de pessoas interessadas no bem comum e mobilizadas na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Atuamos desde maio de 2012 em sede própria, em terreno de 9.467,15 m2 com 1.580 m2 de área especialmente projetada e construída para a finalidade a que se destina.

O NAS possui todas as certificações inerentes à sua atividade, conferidas através da prestação de contas junto aos órgãos responsáveis e em conformidade com o marco regulatório vigente, alinhado com as diretrizes das políticas públicas de assistência social e transparência na execução dos serviços prestados à comunidade.

Ao longo dessa trajetória de sucesso, o NAS foi reconhecido pela eficiência dos serviços prestados à comunidade, recebendo alguns prêmios e reconhecimento como o RAC-Sanasa e a certificação em Boas Práticas de Gestão e Transparência  da Phomenta.

A Diretoria do NAS atua voluntariamente na gestão e captação de recursos e tem no mandato atual – que vai até 2022- o Sr. Antônio João Moreno como presidente e que é assessorado pelos demais membros.

Estamos em constante buscando inovar atuando com uma administração empreendedora, modernizando serviços e aprimorando processos. Através da contratação de uma empresa terceirizada (limpeza e manutenção), conseguimos um serviço de qualidade com um custo menor, permitindo que os funcionários consigam focar na atividade e transformando o NAS como referência de gestão para outras organizações.

Recentemente também foi implementada a área de relacionamento e redesenhada a área de comunicação, com a finalidade estreitar e melhorar o atendimento aos apoiadores e ampliar a captação de recursos para manutenção de nossas atividades.

O trabalho é mantido com recursos financeiros advindos de cofinanciamento da Secretaria Municipal De Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos mediante assinatura de Termo de Colaboração, repasse de recursos da Fundação FEAC, do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e ações de captação própria, o que inclui a parceria com setor privado.

Como entidade sem fins lucrativos, o NAS busca diariamente colaboradores que possam manter vivo o trabalho realizado todos os dias com educandos e suas famílias e está continuamente em busca de novas receitas, que possam auxiliar na ampliação dos serviços oferecidos aos assistidos.

Alguns Números

180

(Média) Indivíduos

Atendidos Diretamente

760

(Média) Indivíduos

Atendidos Indiretamente

10

Equipe Técnica / Administrativa e Educacional

Funcionários

5.600

Por mês

Refeições Servidas

9.467,15

Área total da Sede

1.580

Área Construída

Visão

Ser referência como tecnologia
social a ser replicada.

Missão

Fomentar a Sustentabilidade Social e o
desenvolvimento humano, favorecendo o
processo emancipatório da família.

Valores

Ética

Ética para o NAS é o conjunto de valores morais e princípios que norteiam nossa conduta na sociedade em que atuamos para que haja equilíbrio e funcionamento social, relacionados com o sentimento de justiça social.

Valorização do Núcleo Familiar

Nos remete à permanência e essência da constituição do NAS: o entendimento de que a família é constituída por pessoas que se acham unidas por laços consanguíneos, afetivos e ou de solidariedade e é a base de desenvolvimento e sustentáculo do indivíduo.

Solidariedade

A solidariedade para nós se traduz como sinônimo de empenho na promoção de ações favorecedoras do crescimento e realização de todos e cada um.

Excelência com Simplicidade

Crença de que a simplicidade é uma condição e deve ser um critério das ações e impactam na produção de resultados. A excelência se faz, olhando objetivamente as questões, mantendo foco na rota por onde se caminha, exercendo a melhor forma dos recursos disponíveis.

Respeito

A base das relações, reconhecimento da existência do outro como o mesmo se apresenta e prioritariamente a defesa de sua dignidade enquanto pessoa humana.

Linha do Tempo NAS

Slide
03/08/1996

Inauguração do Projeto e início
das atividades na primeira sede;

Presidente: Teresinha

Slide
03/08/1996

Início das atividades na Terceira Sede;

Presidente: Teresinha

Slide
03/08/2006

10 anos do NAS;

Presidente: Maria Teresa B. Pacheco

Slide
01/01/2000

Viabilização da Sede Própria - Edimar Cardoso (doação) e projeto de empreendedorismo da Diretoria;

Presidente: Maria Teresa B. Pacheco

Slide
01/12/2012

Inauguração nova sede;

Presidente: Maria Teresa B. Pacheco

Slide
03/08/2016

Festa de 20 anos;

Presidente: Paschoal José Cavoto

Slide
03/08/2021

Jubileu de Prata - 25 Anos.

Presidente: João Moreno

previous arrow
next arrow

Composição da Diretoria

Diretoria

Antônio João Moreno

Presidente

Economista

Herme do Amaral Pacheco 

Vice-Presidente

Físico

Teresinha Perpétua Ribeiro

Presidente Honorária Vitalícia

Psicóloga

Maíra Niaz de Carvalho Dane

1º Secretário

Jornalista

Gisleine Romero de Souza

2º Secretário

Assistente Social

Rainer Michael Schock

1º Tesoureiro

Dentista

Mário Luiz de Campo Siqueira

2º Tesoureiro

Engenheiro

Conselho Fiscal

Julie Sabag S. Bueno

Conselheira

Publicitária

Júlio Fabretti Filho

Conselheiro

Comerciante

Welman Nahas Curi

Conselheiro

Engenheiro

Heloisa Helena Telles Cervellini Caram

Suplente

Matemática

Jane Terezinha Piloni

Suplente

Pedagoga

Eercílio Cecco Júnior

Suplente

Advogado

Prêmios

Itaú Unicef

PHOMENTA

Rac e Sanasa

Ainda tem dúvidas sobre o NAS?

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades que acontece em nossa instituição.