Início > Blog

Blog

História da Fundadora
Teresinha Perpétuo Ribeiro

mar 13, 2021

“Eu tenho quatro sonhos. Desses quatro sonhos, dois já foram realizados. O primeiro sonho foi ter fundado o NAS…o segundo sonho foi ter um espaço apropriado para atuarmos…o terceiro sonho é a autossuficiência… o quarto sonho é ter funcionários bem remunerados…”

Sonhadora e batalhadora, que enfrenta os desafios de peito e mente abertos e muita determinação, Teresinha Perpétuo Ribeiro, psicóloga, 58 anos, é a idealizadora e fundadora do NAS – Núcleo de Ação Social.

Nascida em Poço Fundo, Minas Gerais, seu pai era funcionário dos correios e sua mãe dona do lar. Com eles aprendeu a ir atrás do que se deseja com muita garra e honestidade, fé e respeito ao outro.

Entrou em um convento com 15 anos, foi missionária Claretiana e seguiu para o Mosteiro Carmelo em Campinas, com as irmãs carmelitas, onde ficou até próximo aos 29 anos. Após esse período, foi estudar psicologia na São Francisco.

Foi no quarto ano de psicologia, já participando da Pastoral da Criança, e ao realizar um projeto social, que a ideia do NAS nasceu e foi escrita, moldada.
No seu trabalho na Pastoral, Teresinha percebeu que o desafio era maior, “que o buraco era muito mais embaixo”… pois cuidavam das crianças, e a necessidade também era de cuidado com a FAMÍLIA. De uma proposta social que abrangesse não só as crianças e adolescentes, que naquela época eram os grupos com maior foco de assistência, porém agregasse a família dessas crianças, nasceu o NAS.

Teresinha recebeu ajuda, contou e aprendeu com muitas pessoas no caminho, desde a concepção do projeto do NAS, até toda sua construção, história e desenvolvimento, e hoje com uma diretoria forte, funcionários, doadores, contribuintes, projetos, parcerias e amigos, essa rede de cooperação só cresce e se fortalece. Aliás, Teresinha se emociona ao lembrar de todas essas pessoas essenciais nessa “teia de aranha”- como ela mesma menciona- na qual estão todos conectados, e faz questão de honrar cada pessoa que participou dessa história de muita luta e vontade.

”É possível unir dois mundos totalmente diferentes em prol de algo maior”… um de seus fortes insights no começo do NAS, quando vivi e vi que a ajuda pode vir de muitos lugares diferentes.
Situado na 4ª localização e agora em sede com estrutura própria, Teresinha lembra sobre a 1ª casa/localização onde tudo começou:

“Nós tínhamos ali uma mesa e uma cadeira e umas panelas que roubei da minha mãe. E ela ficou louca da vida que eu roubei as panelas dela… e tínhamos um fogão velho que pegamos do desmanche…”

Com as lembranças de fazer muito com pouco durante os primeiros anos, com cada doação recebida no começo que ajudou a manter o sonho de pé, com a estruturação oficial das documentações, estatuto, primeira diretoria, presença na prefeitura para a regularização e o apoio financeiro, participações na FEAC para mostrar o trabalho do NAS, parcerias com empresas e pessoas, Teresinha compartilha como o NAS foi evoluindo:

“É importante mostrar como isto cresceu…. porque a gente saiu de uma casa super pequena, depois para uma um pouquinho maior, depois uma um pouquinho maior e depois chegamos aqui…. Então… é um crescimento…isso é gostoso da gente ver…”

Para ela, são três pilares fundamentais que guiam seu sonho e sua missão:

Acreditar na obra de Deus e que todos somos uma rede nessa obra; Acreditar na presidência e diretores que seguem o mesmo propósito e valores;

Finanças organizadas e transparentes;

Todos estão coesos dentro dessa rede: diretoria, funcionários e usuários tem o mesmo valor, a mesma importância.
Estudiosa e entusiasta de radiestesia, grafologia e numerologia, ela agrega as técnicas na psicologia e defende a importância do autoconhecimento para a evolução pessoal, e assim, para sermos melhores com todos os seres.

Há 43 anos no terceiro setor, Teresinha borbulha com ideias e projetos para o NAS, e confia muito em sua diretoria e equipe para realizar junto sua missão nessa vida, que é de acolhimento e cura, do dar e receber.

Recomendado para você

Contribua com o desenvolvimento do NAS

Sua contribuição ajuda a desenvolver nossos projetos junto à comunidade do Real Parque, praticando a inclusão social e cuidando de centenas de famílias da região.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades que acontece em nossa instituição.