Projeto de Férias oferece atividades culturais diversificadas aos educandos do NAS

Em julho, o NAS proporcionou às crianças e adolescentes o Projeto de Férias, que reuniu uma série de atividades culturais entre os dias 13 a 31 de julho, sempre no período da tarde – das 13 às 16 horas. O projeto contou com a participação de 25 educandos, que fizeram inscrição prévia para este evento. Foram desenvolvidas atividades voltadas para a integração, disciplina e amizade.

As atividades se dividiram entre exercícios de Lian Gong (prática corporal chinesa que tem como objetivo manter corpo e a mente saudáveis), passeio Barco Escola, oficinas de pintura em tela, fuxico (técnica artesanal que aproveita retalhos de tecidos para criar, customizar roupas, acessório e objetos), oficina de bisquí (massa usada para criar artesanato, foram criados chaveiros), produção de Cupcakes e gincana.

Brincadeiras como corrida de feijão, queimada, corrida de vassouras, cabo de guerra, pega ajuda, cobra cega, guerra de papel foram parte da gincana e no dia 30/07 a equipe vencedora foi premiada, recebendo medalhas com o símbolo do NAS.

Em clima de festa o encerramento das atividades foi realizado no dia 31/07. Os educandos tiveram uma animada tarde com música, pinturas facial, guloseimas, brincadeiras e a visita da palhacinha Tutti Fruti.

"Turma do Verde" retorna com atividades no ARIE Mata de Santa Genebra

Após o período de férias dos Educandos, o Projeto "Turma do Verde" - Educação Ambiental retomou o 2º Semestre com visita de quatro turmas do Projeto Social Educativo do NAS, no ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) Mata de Santa Genebra, maior remanescente de Mata Atlântica e segunda maior floresta urbana do Brasil com área de 251,77 hectares, mantida pela Fundação José Pedro de Oliveira.

Os biólogos Augusto Ventura e Cristiano Krepsky e estagiárias de biologia Ana Caroline de Oliveira e Christine Andreassi foram responsáveis pelas atividades das crianças com acompanhamento das Educadoras do NAS.

No passeio, os educandos passaram pelo borboletário, viveiro das borboletas, trilha leste e tiveram introdução à agricultura e produção de alimentos em horta com os temas: agroindústria, agricultura orgânica, agricultura familiar e agrofloresta.

Durante o semestre os educandos criarão uma horta no NAS com o objetivo de aprender a cultivar alimentos saudáveis, além de serem incentivados ao consumo sustentável e trabalho em equipe.

NAS Comemora 19 anos de atuação

O projeto para melhorar a qualidade de vida dos moradores na comunidade do Real Parque, idealizado por Teresinha Perpétua Ribeiro, em 1996, foi concretizado com a criação do NAS.

Há 19 anos atuamos valorizando a família, educação e trabalho. Atualmente, o NAS atende cerca de 300 pessoas, oferecendo diariamente atividades para crianças, jovens e adultos.

Nestes anos, o NAS percorreu uma trajetória de sonhos, desafios e conquistas que foram compartilhadas com comemorações durante o mês de agosto.

Para iniciar as comemorações, realizamos em 03 de agosto, às 18h30, uma missa de agradecimento na sede da entidade, o Padre Luiz Carlos Araújo da Paróquia Frei Galvão foi o responsável por realizar a celebração.

Seguindo a diante realizamos no dia 29 de agosto em nossa unidade o “Encontro Familiar Festivo”, com a participação de 170 convidados, entre eles educandos, familiares, equipe do NAS e voluntários. As turmas G1 e G2 realizaram as apresentações das oficinas, com a orientação dos educadores e os visitantes apreciaram uma exposição produzida pelos educandos.

Fechando essa série de comemorações foi realizada a “Feijoada Beneficente” no dia 30, no Salão Paroquial Santa Isabel - Distrito de Barão Geraldo. Toda renda gerada pela venda dos convites será revertida como fundos para o trabalho social que a entidade desenvolve. Agradecemos a todos que contribuíram com o nosso evento, pois transformaram esse encontro em um momento especial.

Acontece no Nas

  • Lembrança para o Dia dos Pais

    Os educandos produziram cartões e porta lixo para carros, utilizando materiais como TNT (conhecido como "tecido não tecido") com cola colorida, lápis de cor e tesoura. As produções foram levadas para casa como lembrança para o Dias dos Pais.
  • Projeto Viva Leite

    O NAS é um ponto de distribuição do "Projeto Viva Leite", programa estadual de distribuição do leite pasteurizado, com teor de gordura mínimo e alto valor nutricional. Em nossa entidade 42 crianças são beneficiadas, sendo que a prioridade é dada às famílias com renda mensal de até 1/4 de salário mínimo per capita.
  • Plano Cultura/Folclore

    Todo mês, o NAS realiza um trabalho específico para geração de valores, tolerância às diferenças, regras de convivência, identidade e autoestima. Em agosto abordamos o tema Cultura/ Folclore. Os educandos aprenderam sobre o que é folclore e diversidade cultural (Yara, Saci, Curupira e Lobisomem foram exemplos de personagens folclóricos trabalhados), pintaram a obra "Gato" e "Borboleta" de Romero Brito, trabalharam com cantigas tradicionais folclóricas e efeitos com elementos culturais presente na capoeira.
  • Oficina de Origami

    Durante toda a semana os educandos participaram da oficina de Origami com a orientação da Profª Aparecida Marinelli. Eles confeccionaram "flores de kusumura" (feita com dobraduras de papel) que podem ser usadas para decoração. Essa produção foi vendida durante a Feijoada Beneficente e o lucro arrecadado será revertido para a entidade. Além disso, as crianças fizeram corações de papel que fez parte da exposição organizada no "Encontro Familiar Festivo".

Inspiração

"Não se pode falar de educação sem amor" (Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira)