Educandos aprendem sobre Educação Ambiental com ajuda do Grafite

Utilizando técnicas do grafite, nossos educandos compartilharam mensagens de cuidados com o meio ambiente e ampliaram sua conscientização ambiental por meio da arte com grafite. A série Educomunicação faz parte do ciclo de atividades da Turma do Verde deste ano, uma parceria entre o Núcleo de Ação Social de Campinas (NAS) com os educadores da Fundação José Pedro de Oliveira, gestora Mata de Santa Genebra, localizada na região de Barão Geraldo.

A oficina de grafite aconteceu no dia 15 de maio, na sede da instituição, com a ajuda do grafiteiro profissional Gabriel Siqueira, o Biel. As ilustrações permitiram reflexões sobre a conservação do meio ambiente.

Responsável pelo projeto, o biólogo e educador ambiental Augusto Ventura conta que as atividades que integram cultura e meio ambiente promovem a redescoberta dos bairros onde as crianças atendidas pelo NAS vivem. “Escolhemos o grafite por ser uma forma de arte urbana. É um instrumento de comunicação social que junto ao rap e o break integram a cultura hip-hop, nascida dos movimentos sociais das periferias urbanas. Inclusive os educandos do NAS tem contato com essa cultura por meio de oficinas de hip hop e agora terão o grafite para complementar”, afirma Ventura.

Atividades, música e dança durante a 1ª Confraternização de 2015

No dia 23 de maio o NAS promoveu a 1ª Confraternização 2015, que reuniu educandos, pais e responsáveis para uma celebração do Dia das Mães. O evento contou com apresentações, um café da manhã especial e atividades de interação. Dentre as atrações, a Oficina de Hip Hop trouxe sua coreografia com o tema “A mãe e seus filhos”, sob a orientação do Educador Gleidson. A dança contagiou a todos!

Crianças e adultos de divertiram durante a Dança da Maçã, uma brincadeira que promoveu a interação dos responsáveis com os educandos. Além disso, quem esteve no evento pode conhecer de perto os produtos confeccionados pelas Oficinas de Artesanato realizadas no NAS e também deliciosos cup cakes feitos pelas participantes do curso promovido também pela entidade. Agradecemos a todos que participaram dessa reunião tão importante para nossos educandos!

Feliz aniversário em ritmo caipira!

Olha a festa junina do NAS! A nossa tradicional festa dos aniversariantes do mês teve um sabor especial, um sabor caipira! Comidas típicas das festas juninas, quadrilhas de dança e música tornaram nossa tarde do dia 26 de junho uma das mais animadas do ano! Para os aniversariantes, um bolo de pipoca: isso mesmo, um bolo inteiro decorado com pipocas! Além das delícias juninas, como cachorro-quente e doces, os educandos passaram a tarde brincando na barraca de pescaria. E viva São João!

Acontece no Nas

  • Oficina de cupcakes

    No dia 22 de maio o NAS promoveu em sua unidade a Oficina de Cup Cakes, que são mini bolos decorados e que fazem sucesso com os fãs de doces. As aulas foram abertas à comunidade do Real Parque.
  • Centro de Convivência Inclusivo do NAS

    Maio e junho foram meses de intenso trabalho no NAS. Em maio, mais uma edição da Oficina de Artesanato. As participantes do evento aprenderam a bordar e decorar toalhas e seus trabalhos foram muito elogiados.
  • Decoração de almofadas

    Ainda em maio, na comemoração do Dia das Mães, os educandos atendidos pelo NAS também aprenderam a decorar almofadas com pintura a mão. Os trabalhos foram orientados pelas pedagogas Vanessa e Andréia. Em junho, o destaque do Centro de Convivência Inclusivo foi para a oficina de almofadas bordadas com patchwork.
  • Bazar de Inverno

    Este ano o NAS realizou mais uma edição do seu Bazar Beneficente de Inverno. O evento aconteceu entre os dias 13 e 14 de junho e foi um sucesso!

Inspiração

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção". (Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira)