Editorial

Novas regras para ONGs estimulam transparência nas atividades

A partir de julho deste ano uma nova lei passará a valer para todas Organizações Não Governamentais no Brasil. Trata-se do Marco Regulatório do Terceiro Setor, que tem entre alguns dos seus objetivos regulamentar as doações de verbas às ONGs e zelar pelo cumprimento das atividades propostas pelas instituições. Consciente destas responsabilidades, a direção do Núcleo de Ação Social (NAS) apoia a iniciativa e reforça seu comprometimento com a comunidade onde está instalada. O NAS tem como princípio colaborar com a valorização dos educandos, proporcionando a eles e suas famílias a conquista da dignidade e socialização por meio da educação.

Páscoa no NAS

Peças decorativas para Páscoa são tema das aulas de origami

O ditado popular diz que o melhor da festa é esperar por ela e no NAS as crianças ajudaram na preparação da festa de Páscoa deste ano. A decoração foi feita pelos educandos que, durante as oficinas de origami realizadas pela professora Ciça em março, confeccionaram cestas em papel, preparadas para serem recheadas de chocolates. Eles também aprenderam a decorar potes de sorvete que receberam ovos de Páscoa. Todo trabalho foi desenvolvido com técnicas de recorte, dobradura e colagem.

No dia 2 de abril a festa estava pronta e decorada à espera de uma visita especial: o Sr. Coelho, que distribuiu ovos para todos. Parabéns aos educandos e professores pela decoração da festa!

Educação Ambiental

Educandos refletem sobre soluções para economia de água

A nova etapa de atividades focadas em Educação Ambiental começou no mês de março e a parceria com a Fundação José Pedro de Oliveira – Mata Santa Genebra continua rendendo atividades colaborativas. No mês de abril o tema em debate foi a falta d’água, com aulas que estimularam reflexões sobre hábitos de consumo e modos de economizar este recurso natural.

A troca de ideias gerou a criação de panfletos com alertas sobre a importância do uso racional da água. Os educandos também encaminharam à diretoria do NAS uma carta com dicas para reduzir o consumo dento da própria entidade. A mensagem foi muito bem aceita e algumas providências já foram planejadas, atendendo à solicitação dos educandos.

Projeto de bem com a vida

Música e educação: uma parceria em harmonia

Conhecer e aprender sobre a prática musical é um privilégio para os educandos do NAS. Há pelo menos oito anos, as professoras Cecília Cardoso e Rosa Gomes, ambas profissionais da Escola Chorus Music, realizam semanalmente atividades focadas na prática musical vinculada ao desenvolvimento de valores. Trata-se do “Projeto de Bem com a Vida”, viabilizado através de uma parceria com o Instituto EPTV (afiliada da Rede Globo em Campinas).

Dentre os objetivos desta oficina estão o desenvolvimento motor e cognitivo, habilidade musical, sensibilidade, concentração, raciocínio, socialização, disciplina e conhecimento de um repertório musical diversificado. “As aulas, com cerca de 30 minutos cada uma, colocam os alunos em contato com a prática da flauta doce e também técnicas de canto”, afirma Rosa.

Para as professoras, é importante que gestores da educação deem atenção aos benefícios da música, não apenas como manifestação artística, mas uma rica possibilidade de desenvolvimento pessoal. “A música é o remédio da alma”, conclui Cecília Cardoso.

Aniversários com toque especial!

Em toda última quinta-feira do mês o NAS comemora o dia dos aniversariantes do período. Desde março, os educandos levam para casa um bolo decorado, para comemorar o seu aniversário com a sua família. A iniciativa é da voluntária Ana Paula que gentilmente confecciona os bolos. A novidade conquistou os presenteados e muitas famílias foram despertadas para a importância de se comemorar o aniversário dos filhos.

Acontece no Nas

  • Jogos Lúdicos

    Crianças e adolescentes puderam desenvolver diversos jogos lúdicos, como brincadeiras de roda e jogos interativos. Além de brincar, os educandos estão aprendendo o senso de cooperação, respeito e a disciplina.
  • Grupo de Vivência e Reflexão

    Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o NAS promoveu um café da manhã com mães e responsáveis pelos educandos. Durante o evento as participantes puderam fazer uma reflexão sobre o que é ser mulher hoje, por meio de uma palestra que abordou questões referentes à beleza e desafios na vida pessoal e profissional.
  • Aulas de informática para adultos

    Nova turma de Informática Básica para adultos inicia suas aulas em 12 de maio, com conclusão em 8 de julho. Serão duas aulas semanais, às terças e quintas-feiras. As aulas serão realizadas pelo tecnólogo Alex Hayashida.
  • Estudo do Meio

    As aulas de informática de março e abril deram continuidade às lições sobre localização e mapeamento da área onde os educandos habitam. Além disso, foram realizadas atividades para que os educandos identificassem o bairro onde moram, lojas, indústrias e os pontos turísticos de Campinas.

Inspiração

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". (Guimarães Rosa – Escritor mineiro reconhecido por grandes obras como Grandes Sertões Veredas e Sagarana)