Editorial

Iniciamos 2015 com um objetivo em mente: agregar cada vez mais qualidade nos programas disponibilizados aos educandos, viabilizados por meio da dedicação dos nossos educadores e a contribuição de todos aqueles que confiam e acreditam em nosso trabalho. A missão do NAS - Núcleo de Ação Social está presente em cada oportunidade de educação e cultura, que é possibilitar uma perspectiva de um futuro melhor e mais frutífero à comunidade que estamos inseridos.

Por meio de nossas atividades fortalecemos em todos educandos, sejam crianças ou adultos, os valores que consideramos primordiais para um cidadão: respeito, solidariedade, amizade, cidadania, honestidade e a religiosidade, sempre respeitando a crença de cada um.

Que este seja um ano especial para todos nós. Trabalharemos para torná-lo significativo para aqueles que atuam conosco nesta iniciativa, bem como os que recebem nosso apoio diariamente.

Férias com a alegria do circo e visita ao zoológico

Antes do início do período letivo, o NAS proporcionou às crianças e adolescentes o contato com espaços especiais onde eles puderam participar deeventos de arte, recreação e cultura. As atividades aconteceram entre os dias 26 a 30 de janeiro no Projeto de Férias.

Na unidade do NAS o mundo do circo foi uma das atrações e a festa contou com a participação do Palhaço Picolé e da Palhaça Tutti Frutti, que levaram mágica, brincadeiras e pintura facial. As crianças também tiveram um dia dedicado à recreação, com um parque especial com tobogã, cama elástica e pula-pula. Ninguém ficou parado!

A semana foi concluída com um passeio no Parque Ecológico de Americana, que cuida de animais como girafas, leões e hipopótamos, além de espécies diversas de árvores. Andrea de Paula, pedagoga e educadora social do NAS, acompanhou o passeio e conta um pouquinho como as crianças se sentiram. "Vimos como eles ficaram encantados com os animais e colocaram em prática o que aprendem obre a importância da preservação ambiental. Foi um momento muito gostoso. Além do passeio, fizemos um picnic e eles aproveitaram para brincar no parque."

Volta às aulas e às atividades culturais

Em fevereiro o NAS voltou a ficar muito movimentado. As crianças foram recepcionadas no dia 2 (dois) com a visita dos personagens Mickey Mouse e Minnie. A programação do primeiro semestre já foi definida com as seguintes oficinas: artesanato, canto, capoeira, educação ambiental, esportes, flauta doce, hip hop, informática lúdica, jogos dirigidos, leitura e contação de histórias na Biblioteca NAS, origami, concluindo com vivência e reflexão.

Artesanato e a história do Carnaval

Tendo o Carnaval como data comemorativa, as voluntárias e pedagogas do NAS prepararam oficinas de artesanato onde cada educando pode confeccionar sua máscara e ajudar na decoração do Baile de Carnaval, que aconteceu no dia 13 de fevereiro na unidade. Também foram abordadas nas atividades as diferentes formas de se comemorar o Carnaval através dos tempos, mostrando a diversidade cultural da data em diferentes épocas.

Acontece no NAS

  • Começaram em fevereiro as oficinas de capoeira e hip hop para crianças e jovens. A mistura de cultura e danças contemporâneas tem sido muito bem recebida pelos educandos. Durante as oficinas também são abordadas a história e importância social destas duas representações culturais.
  • O Origami, arte oriental com papel, foi tema da nova oficina no NAS. Além de conhecer diversos tipos de papeis, os educandos aprenderam a tingi-los e iniciar as aulas dobraduras simples.
  • Retomadas às atividades de educação ambiental em parceria com a Fundação José Pedro de Oliveira – Mata Santa Genebra. Nos dias 6 e 20 de fevereiro os alunos participaram de brincadeiras colaborativas que resgataram a identidade e a relevância da “Turma do Verde”. O momento foi especial pela apresentação dos novos integrantes e retomada da integração afetiva entre os alunos.
  • No dia 26 de fevereiro o NAS recebeu a visita das famílias dos jovens e crianças atendidos pela unidade. Junto com a equipe técnica do Núcleo, a psicóloga e palestrante convidada Andréa Coelho abordou o tema Educação e Limites. Neste mesmo dia os aniversariantes de janeiro e fevereiro comemoraram a data com festa!

Informática Lúdica

As aulas de informática recomeçaram e com elas mais uma oportunidade de entrosamento do educandos. Como as atividades são desenvolvidas em duplas, os alunos conseguem interagir entre eles e aprendem juntos a utilizar a computação.

Incentivo à vivência e reflexão

O NAS busca, através de suas atividades, estimular a reflexão em seus educandos. É uma forma de incentivá-los a participar da comunidade de forma responsável. Mensalmente as pedagogas trabalham com questões relativas à cooperação, respeito, direitos, deveres e responsabilidades. Estes diálogos foram retomados em 2015.

NAS apoia Trote Solidário dos alunos PUC- Campinas/ Faculdade de Arquitetura

No dia 25 de fevereiro o NAS recebeu uma visita muito especial dos calouros do curso de Arquitetura da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. As crianças participaram de diversas oficinas e a integração entre educandos e alunos da PUC proporcionou momentos memoráveis. A turma da PUC deixou o ambiente ainda mais colorido, cuidando da decoração da biblioteca, refeitório, sala de música, sala de atividades e jardins do prédio. Vale a pena conferir como ficou!

Inspiração

"Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender" – Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira.