Para Crianças

 Atividades para crianças e adolescentes de 06 anos a 14 anos e 11 meses:

  • Roda de Conversa: estratégia diária e se caracteriza como um espaço privilegiado, onde as crianças e adolescentes podem trazer para esse momento tudo aquilo que acontece no seu cotidiano,  resolver conflitos e refletir sobre diversas situações.
  • Artesanato: objetiva desenvolver a coordenação motora, a habilidade manual, o senso estético. Estimula o aproveitamento de materiais, inclusive reaproveitáveis. Geralmente essa atividade interage com o Grupo de vivência, ao se construir peças sobre os temas discutidos.
  • Informática: utilizada como instrumento de inclusão digital, estimula o uso racional do computador. São ainda utilizados jogos educativos e de raciocínio, que podem auxiliar na aprendizagem escolar.
  • Recreação e Esportes: estimulam o convívio grupal, o desenvolvimento físico, comunitário e grupal e as relações de afetividade, solidariedade, sociabilidade e respeito mútuo.

Os jogos esportivos desenvolvem a imagem corporal, a coordenação motora e espacial, a cooperação mútua, o respeito às regras e às disciplinas, além de favorecer o desenvolvimento físico saudável

  • Música e Canto: recurso pedagógico que contribui para a compreensão da linguagem e o desenvolvimento da comunicação, da concentração, sensibilidade, percepção auditiva e aprimoramento de habilidades, além do resgate de valores culturais. As atividades são: aulas de Flauta Doce e Canto.
  • Capoeira: utilizada como espaço coletivo de estímulo à cidadania, pois desenvolve o senso de disciplina, o respeito e a confiança no próximo, a destreza corporal, a musicalidade, o ritmo e o respeito pelas diferenças.
  • Educação Ambiental: para conscientizá-los da preservação e proteção do meio ambiente. Estimular atitudes ecologicamente corretas.
  • Grupo de Vivência: atividade em grupo com convivências que propiciam a reflexão sobre direitos e deveres, participação cidadã, ECA, diversidade cultural, compreensão crítica da realidade do território, fortalecimento de vínculos familiares e sociais. Informações sobre saúde, educação, cultura, valores, ética, direitos e deveres. Estímulo ao diálogo, o pensar, o agir, a tomada de posição diante da própria  história de vida.
  • Comemorações Cívicas e Sociais: as comemorações são instrumentos de aproximação e valorização das crianças, adolescentes e famílias.
  • Idioma: considerando a importância de uma segunda língua, adolescentes  recebem aulas de Inglês.
  • Contação de estórias: estimula a leitura, o conhecimento, a reflexão, a criatividade e imaginação. Valoriza a leitura como uma fonte de prazer e entretenimento.
  • Hip Hop:  Como um movimento cultural emergente da população de baixa renda,o HIP-HOP tem grande aceitação entre as crianças.Caracteriza-se por passos e gestos que se transformam em instrumentos de comunicação e expressão, usando linguagem do corpo para expressar a auto-estima, a esperança e o protesto, de uma maneira criativa, à situação social e econômica vigente. As aulas são mediadas pelo Educador Social.

 

ATIVIDADES C. HORARIA PROJETO
Capoeira 1:30 hs./semana Sócio educativo em   Meio Aberto
Contos de Estória 1:30 hs/semana
Canto 1:30 h/semana
Música (Flauta) 1:30 h/semana
Meio Ambiente 4:00 h/semana
Informática 3:00 h/semana
Esporte 1:30 h/semana
Grupo de Vivência (valores, cidadania,  artesanato, recreação, jogos lúdicos) 3:00 h/semana
Curso de Inglês 2:00 h/semana